Em 15 de agosto de 1892, nascia nosso Grande Homenageado:
VISIONÁRIO E EMPREENDEDOR, ARTHUR VIEIRA.
ARTHUR VIEIRA descendente de imigrantes portugueses, filho de Albina Vieira e Antônio Francisco Vieira Victor.
Ainda adolescente ARTHUR VIEIRA, herdando a profissão de ourives do pai, trabalhou em joalheria de grande porte no Rio de Janeiro, de onde, aos 19 anos, trouxe ideias e experiências para Juiz de Fora, a fim de realizar o seu sonho de fundar sua própria joalheria.
E em 1912, com sua mãe, D. Albina, o jovem empreendedor abriu uma pequena loja na Rua Halfeld em frente ao Cine Palace. Na pratica de consertos em joias, relógios, cravava brilhantes, pedras, gravava nomes e fazia monogramas até para bordados de enxovais de noivas. Com esse pequeno negócio, ARTHUR VIEIRA atendia clientes de Juiz de Fora, proprietários das fazendas da região, bem como em toda Zona da Mata Mineira.
Mais tarde, este pequeno negócio tornou-se a Joalheria Meridiano.
E no ano de 1923, ARTHUR VIEIRA concretiza seu sonho. Momento no qual anuncia a construção da Galeria Pio X, considerada uma ousadia para época, visto que na cidade do Rio de Janeiro, contava com apenas uma Galeria de nome Cruzeiro.
Após 02 anos, em 1925 foi inaugurada a Galeria Pio X, sendo a primeira galeria de comércio em Juiz de Fora, A PIONEIRA.
Em 1934 foi concluída a ligação entre a Rua Halfeld com a Rua Marechal.
Este grande empreendimento, construído em estilo eclético teve a fachada alterada em 1947 para o estilo art.deco, o qual é mantido até hoje, dando orgulho a nossa cidade. É importante destacar que o acesso do público consumidor ao centro da cidade de Juiz de Fora, até nos dias de hoje, se deve às GALERIAS.
Mesmo com o advento dos grandes shoppings as GALERIAS em Juiz de Fora, não perderam o foco atrativo e facilitador do público a visitá-las e fazer das mesmas o local preferido de compras e até mesmo lazer. Tornando-se o grande destaque do comércio.
E quanto a isso nos sentimos à vontade em afirmar que ARTHUR VIEIRA, foi um homem empreendedor e de visão, quando vislumbrou a construção da GALERIA PIO X, A PIONEIRA.